//COMO COLOCAR O PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PRÁTICA

//Informações sobre o curso

Data do curso: 18 Abr, 2017

Local: Florianópolis - SC

Carga horária: 8 h

REF: pgrs_na_pratica. Categoria .

Planos de gerenciamento de resíduos sólidos muitas vezes não são implantados por falta de conhecimento para sua efetivação. Saiba como colocar em prática essa importante ferramenta de gestão ambiental.

Apresentação

Apesar da lei 12.305: 2010 estabelecer a obrigação aos grandes geradores de resíduos sólidos que desenvolvam o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, muitas vezes se observa a falta de efetivação do mesmo, visto que faltam conhecimentos e ferramentas disponíveis para que as empresas realizem sua implantação. O presente curso vem atender essa demanda, capacitando para que as empresas possam tirar o PGRS do papel.

Objetivo

Capacitar o participante para a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em estabelecimentos comerciais, industriais, institucionais entre outros (que não aqueles de Serviços de Saúde e Construção Civil), abordando os aspectos de minimização da geração de resíduos, procedimentos para o adequado manejo, dimensionamento de estruturas e mecanismos de implementação, educação ambiental e acompanhamento, considerando as exigências legais apresentadas pelos órgãos competentes.

Público Alvo

Engenheiros, arquitetos, técnicos, gestores e demais profissionais que necessitem implementar a gestão de resíduos sólidos em seus estabelecimentos ou de terceiros, além de estudantes e consultores na área.

Carga Horária: 8 h.

Conteúdo

  • Contextualização, histórico e definições.
  • Abordagem das principais legislações que regem a gestão de resíduos no Brasil.
  • Etapas do manejo de resíduos desde a geração até a destinação final ambientalmente adequada.
  • Mecanismos de implementação.
  • Capacitação de colaboradores e usuários.
  • Geração de dados para monitoramento, aplicação de indicadores e resposta às demandas identificadas.
  • Fornecimento de informações para os órgãos competentes.

Instrutor

Mark Jacobowitz Rae: Engenheiro Sanitarista Ambiental, especialista em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, tendo grande experiência nas áreas de planejamento, implementação, monitoramento e controle de sistemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, planos Municipais e Regionais de Gestão Integrada e operação de unidade de manufatura reversa e destinação de resíduos eletrônicos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “COMO COLOCAR O PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PRÁTICA”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *