//Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Como colocar a sustentabilidade em prática

//Informações sobre o curso

Data do curso: 07 Jun, 2017

Local: Florianópolis - SC

Carga horária: 8 h

Categoria .

Saiba como integrar os ODS na estratégia e na gestão de sua organização.

O curso, ministrado por uma das maiores autoridades no assunto em Santa Catarina, irá provocar a reflexão e análise das formas de adoção e acompanhamento dos indicadores da Agenda 2030 e sua relação prática no dia a dia das organizações.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Para isso, as organizações têm papel de destaque, devendo ir além do financiamento de projetos. Integrar os ODS em sua gestão não é apenas uma questão de cidadania corporativa, mas também um posicionamento estratégico necessário ao sucesso futuro do próprio negócio.

O que dizem os profissionais que já realizaram este curso

Conteúdo do curso

  • Agenda 2030 pessoal: quem será você?
    Produção de um mapa pessoal para a Cápsula do Tempo.
  • Painel Conceitual: o que nos guia
    Como nasce um paradigma? Diferenciação entre paradigma dominante e emergente de ciência e sociedade;
    Teorias de desenvolvimento e o conceito de sustentabilidade e o adjetivo sustentável;
    Questões históricas e a origem do conceito desenvolvimento sustentável: reflexões sobre finalidades e abordagens;
    O Triple Bottom Line ( econômico, social e ambiental);
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda2030
    A estrutura das Organizações das Nações Unidas;
    Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e seus resultados;
    Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, suas metas e seus indicadores.
  • Geração de valor compartilhado
    Responsabilidades das pessoas e organizações para atingir as metas;
    Identificação da correlação entre os ODS e as atividades práticas das pessoas e organizações;

 Metodologia

A metodologia está planejada para posicionar o participante e sua organização no ponto central do processo de aprendizagem.

Toda a base conceitual é articulada à realidade das pessoas e organizações, por meio de aulas expositivas e dialogadas, dinâmicas de discussão e apresentação de grupos, Intervenções de leitura e prática de estudo de caso com interação colaborativa.

 Público alvo

O curso é indicado a profissionais atuantes no setor público, privado e terceiro setor e pesquisadores das mais diversas áreas de atuação e conhecimento.
Para todos aqueles que desejem atualizarem-se sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como aqueles que buscam desbravar novos horizontes em suas profissões, vidas e carreiras.

 Perfil do instrutor

Andreia Silva da Rosa de Amorim:
Expert em planejamento, gestão, projetos e inovação para a sustentabilidade nas organizações. Mestre em Administração – Estratégia e Sustentabilidade; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Pós-graduada em Análisis y Gestión de Redes Sociales (Universidade Bolivariana do Chile). Pedagoga – Orientadora Educacional;
Capacitada pela Johns Hopkins University em Nonprofit Management and Citizen Participation e Formada como Moderadora de Processos de Planejamento Participativo.
Profissional com amplo conhecimento em gestão de unidades de negócios de educação profissional e consistente atividade de consultoria e assessoria. Conhecimento aprofundado em administração com foco em sustentabilidade.
Participou da criação da 1ª e 2ª Edição do Certificado e Troféu de Responsabilidade Social da ALESC; Atualmente é consultora líder da Prosperitate, Consultora Credenciada do Sebrae/SC e Consultora Credenciada da FACISC para o Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local). É promotora da Agenda Sustentável SC e coordenadora estadual de mobilização do Movimento Nós Podemos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em Santa Catarina.

 

Promoção

Este curso é promovido em parceria entre a Aequo Educação para Sustentabilidade e a empresa de consultoria Prosteritate Consultoria em Sustentabilidade.