//Resíduos da Construção Civil Como reduzir desperdícios e perdas e agregar valor ao canteiro de obras

//Informações sobre o curso

Carga horária: 8 horas

Categoria .

Os resíduos de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil representam cerca de 40% de todo o resíduo sólido urbano, sendo que 90% deles podem ser reciclados. Saiba como agregar valor ao canteiro de obras evitando o desperdício e a geração de resíduos.

Apresentação

Os resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, além daqueles resultantes da preparação e da escavação de terrenos, comumente chamados de entulhos de obras, representam cerca de 40% de todo o resíduo sólido urbano, sendo que 90% deles podem ser reciclados.
Desta forma, o curso apresenta os conceitos básicos do gerenciamento dos resíduos da construção civil, com exemplos práticos que facilitam a absorção dos conhecimentos, visando proporcionar instrumentos para o atendimento das exigências legais atuais e também a busca da qualidade e eficiência na construção civil, além de reduzir o impacto ambiental gerado em sua atividade.

Objetivo

Preparar o participante para implantar o Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil, visando a organização do canteiro de obras, ganho de eficiência a partir de fluxos livres, procedimentos e mão de obra capacitada, assim como a redução de custos.

Público alvo

Engenheiros, arquitetos e demais profissionais do setor da construção civil, além de consultores e estudantes interessados no tema.

Conteúdo

  • INTRODUÇÃO, ASPECTOS LEGAIS
  • PODER PÚBLICO E A GESTÃO DE RCC
  • PLANEJAMENTO INICIAL PARA GRCC, IMPLANTAÇÃO, CAPACITAÇÕES, MONITORAMENTO E RESPONSABILIDADES
  • NÃO GERAÇÃO, REDUÇÃO NA GERAÇÃO, REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM E LOGÍSTICA REVERSA
  • PRESTADORES DE SERVIÇOS E CONTRATAÇÕES
  • ESTUDO DE CASO

Instrutor

Mark Jacobowitz Rae: Engenheiro Sanitarista Ambiental, especialista em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, tendo grande experiência nas áreas de planejamento, implementação, monitoramento e controle de sistemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil, planos Municipais e Regionais de Gestão Integrada e operação de unidade de manufatura reversa e destinação de resíduos eletrônicos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Resíduos da Construção Civil”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *