//Empresa com 44 mil funcionários desvia 90% dos resíduos gerados de aterro.

A Microsoft é a primeira empresa de tecnologia a obter a certificação Lixo Zero, concedida pelo US Zero Waste Business Council (USZWBC) para sua sede global, localizada em Redmond, no estado de Washington, onde trabalham mais de 44 mil funcionários em 125 edifícios.

A certificação obtida, na categoria ouro, reconhece os esforços da empresa para desviar pelo menos 90% dos resíduos de restos e sobras de alimentos, escritório e construções de aterros e incineração, através de programas de reutilização, reciclagem e compostagem, realizados pelos funcionários e por parcerias comunitárias.

E, como é de se imaginar, os números impressionam. Das cerca de 170 mil toneladas anuais de resíduos gerados nos restaurantes, compostos por restos de alimentos, embalagens e outros itens relacionados, cerca de 99,5% têm outro destino que não o aterro ou incineração.

As principais ações do programa Lixo Zero da Microsoft, são:

  • Os alimentos são fornecidos em embalagens compostáveis ou recicláveis.
  • Para reduzir embalagens e gerar menos resíduos, alguns alimentos são produzidos no próprio campus, em fazendas hidropônicas.
  • Todo o óleo de cozinha usado é enviado para empresa de reciclagem e convertido em biodiesel.
  • São desenvolvidos programas de reutilização para estender a vida de materiais de escritório, mobiliário e equipamentos de informática.
  • Os móveis são reparados, reutilizados sempre que possível e muitas vezes doados para organizações sem fins lucrativos através de um programa global de reutilização de mobiliário.
  • Programas específicos reciclam itens especiais, tais como papelão, materiais confidenciais triturados, eletrônicos, paletes de madeira, tapetes, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros.
  • Juntamente com os resíduos orgânicos de restos de alimentos, os resíduos de jardinagem também são compostados, gerando adubo orgânico que é utilizado no próprio campus.
  • Os equipamentos de informática, sempre que possível são reparados ou enviados à reciclagem. Em 2016, mais de 95 mil foram reutilizados e cerca de 170 mil equipamentos foram enviados à reciclagem.

Outras unidades da empresa, tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo, também adotam práticas para reduzir, reutilizar e reciclar ou compostar seus resíduos, dentro de uma política corporativa de responsabilidade ambiental, que inclui ainda o uso racional de água e o combate às mudanças climáticas.

Fonte: Microsoft

Conheça o curso online Escritório Lixo Zero e saiba como você também pode fazer a diferença em sua empresa, tornando-se referência em inovação e sustentabilidade

//Parceiros