//Empresa economiza mais de US$ 300 mil/ano com o programa Lixo Zero

A Sierra Nevada Brewing obtém resultados incríveis, fechando o ciclo de materiais no sistemas de fabricação, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar empregos com seu programa lixo zero.

A Sierra Nevada Brewing Co. é um fábrica de cerveja, fundada em 1980, na cidade de Chico, no estado da Califórnia, pioneira em educar seus clientes sobre a fabricação de cervejas e referência em sustentabilidade.

Para a empresa, sustentabilidade significa reconhecer os impactos associados às operações e adotar práticas visando sua redução. Com isso, a Sierra Nevada estabeleceu como meta deixar o menor impacto possível sem prejudicar o padrão de qualidade dos produtos.

Dentro dessa visão, em 2011, a empresa lançou seu programa Lixo Zero, estabelecendo como diretrizes a eliminação dos descartes em aterros e a redução das emissões de gases de efeito estufa e de produtos químicos nocivos no solo, água e no ar, passando a gerir seus produtos e processos de forma que os materiais descartados sejam tratados como recursos e não resíduos.

Essa diretrizes são aplicadas, através de medidas criativas que incentivam a reutilização, a reciclagem e a compostagem, a todos os recursos que a cervejaria utiliza nos processos produtivos, incluindo energia, água, materiais de embalagem, ar comprimido, alimentos, peças, serviços, dinheiro, e mais importante, cerveja.

Os resíduos dos ingredientes de fabricação, malte e cevada, em vez irem para aterro, são enviados para serem usados como ração para o gado leiteiro das fazendas da região. A parcela dos resíduos orgânicos não utilizada para ração animal é compostada e utilizada como fertilizante nos campos de lúpulo, cevada e nos jardins da empresa.


Sistema automático de compostagem, modelo HotRot, usado para tratar os resíduos orgânicos.

Para garantir que o programa de reciclagem seja efetivo, são realizadas auditorias regulares, determinando onde existem oportunidades de melhoria, que orientam os objetivos e as iniciativas para evolução do programa lixo zero.

Com isso, em 2013, a Sierra Nevada tornou-se a primeira instalação a obter o certificado Lixo Zero Platinum, conferido pela USZWBC ( US Zero Waste Business Council), ao desviar 99,8% de seus resíduos de aterros e incineradores, economizando mais de US$ 300 mil por ano, além de melhorar a saúde e o engajamento dos colaboradores e da comunidade.

Fonte: Relatório bienal de sustentabilidade 2014-2015

Conheça o curso online Escritório Lixo Zero e saiba como você também pode fazer a diferença em sua empresa, tornando-se referência em inovação e sustentabilidade.

//Sugestões de leitura

//Parceiros